ROLAMENTOS DE ESFERA
ROLAMENTO FIXO DE UMA CARREIRA DE ESFERA
Rolamentos que possuem esferas como corpos rolantes. Podem conter uma ou mais carreiras de esferas. Eles possuem fricção muito baixa e podem operar em alta velocidade. Utilizados em cargas moderadas. A figura mostra um rolamento rígido de esferas.
ROLAMENTO DE UMA CARREIRA DE ESFERA DE CONTATO ANGULAR
Rolamentos de uma carreira de esferas nos quais as pistas dos anéis interno e externo são deslocadas entre si na direção do eixo do rolamento. Com isso, as linhas de carga formam um ângulo com o plano radial. Isso significa que os rolamentos são particularmente apropriados para acomodar cargas radiais e axiais atuando simultaneamente em uma direção. Normalmente, são montados em pares para proporcionar um arranjo de rolamentos rígido.
ROLAMENTO AUTOCOMPENSADOR DE ESFERAS
Inventado em 1907, o rolamento autocompensador permitiu acabar com as contínuas interrupções da produção causadas por falhas em rolamentos. Como o alinhamento dos eixos não era suficientemente preciso para os rolamentos rígidos de esferas normalmente usados, os rolamentos falhavam devido ao desalinhamento. Os rolamentos autocompensadores de duas carreiras de esferas acomodavam o dito desalinhamento.
ROLAMENTO AXIAL DE ESFERA
Desenvolvidos para suportar cargas axiais, mas também acomodar cargas radiais além de cargas axiais. Os rolamentos de escora simples são capazes de suportar cargas axiais atuando em uma só direção.
ROLAMENTOS DE ROLO
ROLAMENTO DE ROLO CILÍNDRICO
Rolamentos que utilizam rolos como corpos rolantes, contendo uma ou mais carreiras de rolos. Eles têm uma capacidade de carga maior que os rolamentos de esferas de tamanho semelhante.
ROLAMENTO DE ROLO CÔNICO
Os rolamentos de rolos cônicos têm pistas de anel interno e externo cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. Os rolamentos de uma carreira de rolos cônicos são separáveis, ou seja, o anel interno com conjunto de gaiola e rolos (cone) pode ser montado separadamente do anel externo (capa).
ROLAMENTO DE AUTOCOMPENSADOR DE ROLO
Os rolamentos autocompensadores de rolos possuem duas carreiras de rolos com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento. Portanto, os rolamentos são autocompensadores e insensíveis ao desalinhamento do eixo em relação ao mancal, o que pode ser causado, por exemplo, por deflexão do eixo. Os rolamentos autocompensadores de rolos são projetados para acomodar cargas radiais pesadas, assim como cargas axiais pesadas em ambas as direções.
ROLAMENTOS DE AGULHA
ROLAMENTO DE BUCHA DE AGULHA
Buchas de agulhas e gaiolas de agulhas são componentes compostos por anéis externos sem tensão e de espessura fira e coroas de agulhas. Existe também buchas de agulhas maciças. A maior parte do rolamento possui uma carreira. As buchas de agulhas e as gaiolas de agulhas podem ser abertas ou fechadas. Elas são resistentes e são adequadas para altas rotações e de fácil montagem. Se não for necessário utilizar anéis de retenção para a fixação radial, então há a versão com perfuração na carcaça o que torna simples e rentável.
ROLAMENTO DE AGULHA MACIÇO
Rolamentos de agulhas maciços são reconhecidos como elementos de máquinas para a construção com pouco espaço radial, são mancais muito resistentes. São as linhas RNA, NA, NK e NKI da INA. Existem as opções com anel interno e sem o anel interno. Sem anel, é adequado quando estes podem ser aplicados diretamente sobre o eixo temperado e retificado possibilitando assim um eixo de maior diâmetro. Agora, com o anel interno, eles são aplicados nos casos em que o eixo não pode ser a própria pista.
ROLAMENTO AXIAL DE AGULHA
Os conjuntos axiais de agulha e gaiola são complementos de agulhas de diâmetro pequeno dispostos em uma configuração como a de raios de roda. As agulhas são espaçadas igualmente por meio de uma gaiola cuja seção central separa os rolos e fornece orientação para mantê-los percorrendo um caminho orbital. O propósito desses conjuntos é transmitir cargas axiais entre dois objetos relativamente giratórios enquanto reduz grandemente o atrito.
Os conjuntos de agulha e gaiola também podem ser unificados com arruelas com lábio que servem como superfícies de pistas de rolamento para as agulhas. As arruelas podem ser fornecidas separadamente ou podem ser unificadas mecanicamente aos conjuntos axiais de agulha para fácil manuseio.
ROLAMENTOS ESPECIAIS
ROLAMENTO DE ESFERAS MINIATURA
Ideais para projetos compactos de alto desempenho, os rolamentos de esferas miniatura operam em altas velocidades com baixo atrito e o mínimo de manutenção.
Robustos e capazes de suportar cargas radiais e axiais de leves a moderadas, esses rolamentos silenciosos são fornecidos em uma ampla variedade de tipos e modelos. Disponíveis em aço inoxidável, com vedações ou placas de proteção e com várias opções de lubrificante.
ROLAMENTO ROLOS DE LEVA
Os rolamentos inteiriços e os rolos de leva da INA se caracterizam principalmente pelo perfil optimizado do anel externo. Desta maneira a pressão hertziana sobre a contra-pista é reduzida sensivelmente e a durabilidade aumenta. Os rolos de leva são fáceis de montar pois possuem sextavados internos de ambos os lados e podem ser pós-lubrificados. Estes produtos possibilitam a realização de movimentos lineares, com um custo baixo, como por exemplo, no trocador de palete ou do eixo de cames.
RÓTULAS RADIAIS
As rótulas radiais se compõem de anéis internos e externos com superfícies deslizantes de contato aço/aço ou aço/bronze, e são lubrificadas através do anel interno e externo.
As rótulas radiais são particularmente adequadas para cargas alternadas com esforços tipo impacto e choque e suportam baixas cargas axiais em ambas as direções.
TERMINAL DE RÓTULAS
Estes terminais de rótula se compõem de um alojamento com barra integral e uma rótula sujeita a manutenção.
Eles podem suportar forças radiais em sentido de tração e de compressão, bem como transmitir movimentos e forças adequados para cargas radiais alternadas e, sob certas condições, cargas unilaterais.
ROLAMENTOS LINEARES
Os guias de eixo são guias com rolamentos de esferas e rolamentos deslizantes para diversas aplicações. Os rolamentos de esferas lineares existem nas séries simples, compacta e maciça. São utilizados juntamente com veio tubular cheio, oco ou trilhos de suporte. O programa ainda oferece uma grande possibilidade de escolha de guias lineares de esfera e de rolamentos deslizantes. Aqui estão montados os rolamentos lineares de esfera, ou deslizantes nas carcaças. Uma grande quantidade de eixos (usinados ou não), trilhos de suporte e vários acessórios oferem um espectro muito grande de aplicações.
ESFERAS E ROLETES CILÍNDRICOS
Todas as nossas esferas e roletes cilíndricos destinam-se a múltiplas aplicações, desde as mais precisas até as mais comerciais. Trabalhamos com os materiais em aço cromo, aço carbono e aço inox. E nossos roletes cilíndricos, temos somente com acabamento lateral: abaulado e retificado.
FALE CONOSCO